Como emagrecer 10 kg ou mais, sem passar fome ?
Autor: Nutricionista Kaique Gastim – Rio de Janeiro, RJ. 05/02/2025 18h24

Para todo mundo que um dia iniciou um processo de emagrecimento por conta própria, essa seria a pergunta que valeria 1 milhão de reais! Não é? Eu mesmo, quando emagreci 27 kg com vídeos do YouTube (não recomendo), não sabia aonde enfiar minha fome! Pois veja se não é assim, nos primeiros dias de dieta, nós cortamos carboidratos, começamos a comer mais alface e a beber mais água… Até que com o passar dos dias, parece que um buraco negro vai se abrindo dentro da gente e vai ficando cada vez mais insuportável de sustentar o déficit calórico por estar comendo menos, até que… Boom!! Não resistimos e acabamos comendo descontroladamente. E a culpa que vem depois? Estava indo tão certinho…
Por que sentimos tanta fome?
Essa história não começa hoje e para entendermos o porquê, precisamos voltar alguns… Milênios! Isso mesmo, o processo de sentir fome que sentimos hoje pelo processo de emagrecimento, surgiu como um mecanismo de defesa na época paleolítica, onde éramos caçadores e coletores, isto é, nosso corpo precisava se adaptar a aquele ambiente hostil onde não sabíamos quando comeríamos de novo, então o nosso organismo se adaptou a buscar alimentos mais calóricos para ter bastante energia e também para estocar essa energia ao máximo!
Consequência disso, é que hoje quando você tenta emagrecer, o seu corpo entende que você está em um período de escassez, risco de vida! E prontamente dispara hormônios que aumentam a sua fome para te fazer buscar alimentos e assim sobreviver.
Já entendi, mas o que fazer!?
Tem algum suplemento para controlar a fome? Ou devo comprar as canetinhas (Ozempic, Saxenda) para emagrecer? Não e não. O que você deve fazer, é compreender dois conceitos que irei resumir a seguir!
Densidade Energética dos Alimentos
Te fizeram acreditar que emagrecer é comer pouco, mas na verdade não é. O que você precisa fazer é escolhas melhores! Isto é, quando pensamos em densidade energética, pode parecer um conceito difícil, mas não é. Densidade energética é o quanto de calorias tem em um alimento pela quantidade de quanto alimento você pode comer! Ou seja: Calorias/Quantidade de alimentos
Vamos pegar alguns exemplos:
- 1 pão francês tem 150 calorias/50g
- 7 biscoitos cream cracker tem 150 calorias/35g
- 3 fatias grandes de melancia têm 150 calorias/450g!
Percebeste que para uma mesma quantidade de calorias do pão, você consegue comer pouco se for biscoito, mas muito mais se for melancia? Pois então, é isso que você precisa por em prática no dia a dia! Não precisa deixar de comer seu pão, mas diminuir de 2 para 1 e completar com a melancia!
Assim, você terá muito mais saciedade e não passará fome! Outras opções de frutas são: Morango, Melão, Kiwi, Abacaxi, Mamão, etc.
Aumento do Gasto Energético
Este é o outro lado da moeda que também não gostamos muito, mas faz toda a diferença no emagrecimento e na sua manutenção! Afinal, você não quer emagrecer e reganhar, né? Pois bem, a essa altura do campeonato, você já entendeu que déficit calórico é: O quanto você comer – O quanto você gasta, certo ? Então, por que você está olhando só para o quanto você come? Pois é, se você focar só em cortar a comida, aí realmente vai ter muuita fome!
Para que isso não aconteça, você deve se empenhar para ser mais ativo(a) ao longo do seu dia, subindo mais escadas, pegando menos o carro para curtos trajetos e, também, fazer mais exercícios cardiovasculares na academia como esteira, elíptico e bicicleta. Assim, você tem uma excelente forma de acelerar o seu processo de perda de peso, sem diminuir a comida e aumentar a sua fome!
Utilizando dessas estratégias, tenho certeza que você conseguirá lidar melhor com a fome e ter bons resultados! Mas também, entendo que outras dificuldades irão surgir, como falta de tempo, não saber fazer as escolhas corretas, insegurança na hora de comer fora da dieta…
Por isso, se você quiser contar com a minha companhia no seu processo de emagrecimento, seria um grande prazer fazer parte do seu sucesso!
Você pode me chamar para conversarmos sobre como posso te ajudar, clicando aqui!
Abraços, Nutricionista Online Kaique Gastim.